terça-feira, 23 de junho de 2026

A batalha pelo Sertão

 


O Sertão entrou de vez na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas e se transformou no principal palco da disputa entre a governadora Raquel Lyra e o pré-candidato João Campos.


Nos últimos dias, Raquel intensificou uma verdadeira maratona de entregas pelo interior, com inauguração de rodovias, creches, cozinhas comunitárias, obras de iluminação pública e entrega de títulos de propriedade. A agenda passou por municípios do Pajeú, Moxotó e outras regiões sertanejas, reforçando a estratégia de estadualizar o debate eleitoral a partir das ações de governo.


Do outro lado, João Campos também acelerou o ritmo no interior. O socialista ampliou a presença nos sertões e fortaleceu alianças políticas, acumulando apoios de lideranças municipais e reforçando a construção de sua chapa ao lado de aliados. A estratégia é reeditar a forte conexão construída pelo PSB no interior pernambucano e transformar apoios locais em musculatura eleitoral para a disputa de outubro.


Se a Região Metropolitana continua decisiva, é no Sertão que ambos tentam construir a narrativa da campanha. Raquel aposta na força das entregas e da máquina estadual. João investe na capilaridade política e na memória do ciclo socialista. A disputa começou, e o interior volta a ocupar papel central na definição dos rumos da sucessão estadual.


TIME DE LULA – A estratégia que a coluna antecipou começa a ganhar forma. Após a divulgação do vídeo em que o presidente Lula declara apoio à pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco, o próximo passo do socialista será explorar o conceito de “time de Lula” ao longo da campanha. A ideia é nacionalizar o debate, vincular sua imagem ao presidente e, ao mesmo tempo, tentar associar o palanque da governadora Raquel Lyra ao campo bolsonarista. A guerra de narrativas para 2026 já começou.


FORMAÇÃO DAS CHAPAS – Ao afirmar que não haverá surpresas na composição da chapa governista, a governadora Raquel Lyra deixou uma sinalização clara sobre o desenho majoritário para 2026. Priscila Krause permanece como vice, enquanto a vaga ao Senado segue em aberto. A disputa continua restrita a dois nomes: Miguel Coelho e Eduardo da Fonte. A definição dependerá da equação política dentro da Federação União Progressista, que terá a palavra final sobre quem ocupará o espaço na chapa.


FRASE DO DIA: “Não teremos surpresas”, disse a governadora Raquel Lyra, sobre a formação de sua chapa.


 

RÁPIDAS 


SONHO DOS PREFEITOS – Muitos prefeitos ainda alimentam o desejo de ver Fernando Dueire permanecer no Senado Federal. Discreto, mas com forte trânsito municipalista, o senador segue sendo lembrado por gestores que aguardam o momento certo para fazer um gesto público em defesa de sua permanência na disputa.


ATIVO NO AGRESTE – João Campos tem um ativo importante no Agreste, principal reduto político da governadora Raquel Lyra: o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto. Por onde passa, Álvaro tem feito críticas ao governo e deixado sinais de arrependimento pelo apoio dado em 2022. Um movimento que fortalece o palanque socialista em uma região estratégica para a eleição.


PINGA-FOGO: Quem levou o maior saldo após o giro pelos sertões?


Fonte : Blog do Elielson.

Labanca declara apoio à reeleição de Humberto Costa para o Senado

 


O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa à reeleição para o Senado Federal. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.


Segundo Labanca, a decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.


Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à construção de muros de contenção e arrimos.


“Humberto é um parceiro estratégico da nossa cidade. Sempre esteve ao nosso lado e agora firmou um compromisso importantíssimo que é nos ajudar na questão dos muros de arrimo e encostas. Vamos vencer as eleições e começar o trabalho”, afirmou Labanca.


Humberto Costa agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com a cidade. “São Lourenço da Mata sempre contou com meu apoio e me comprometo a trabalhar junto com Labanca para incluir no PAC as obras necessárias de muros de arrimo e contenção de encostas”, declarou o senador.


Fonte : Assessoria de Comunicação.

Túlio sabe pra quem está falando

 


A pesquisa Datafolha divulgada no dia 28 de maio de 2026, trazendo a governadora Raquel Lyra (PSD) à frente do pré-candidato do PSB, João Campos, vem sendo utilizada para mensurar o pensamento dos futuros eleitores neste período onde se fala mais de copa do mundo e de festas juninas do que de eleição. Nela, os números mostraram que entre os que pretendem votar no presidente Lula (PT), 56% optam por João Campos (PSB) e 42% optam por Raquel Lyra (PSD).


Ou seja: de cada dez votos em Lula para presidente, no mínimo 4 pretendem votar em Raquel para governadora. É justamente para este público que o deputado federal Tulio Gadelha (PSD) fala. O pré-candidato ao Senado não fala para as paredes. Ele é a voz de quem está convicto de votar em Lula para presidente e em Raquel Lyra para governadora. 


Uma missão importantíssima do ponto de vista eleitoral. E é lógico, que a campanha do pré-candidato João Campos vai tentar de todas às formas desqualificar tudo o que Tulio Gadelha disser porque interessa a João Campos e a Frente Popular a exclusividade do apoio do presidente nesta eleição.


Ontem, Túlio divulgou um vídeo em suas redes sociais onde disse que Lula estava triste ao ter que gravar uma mensagem de apoio ao ex-prefeito João Campos. O tom usado por Túlio, é lógico, que iria causar o maior desconforto possível na campanha de seu adversário.


 

O vídeo de Túlio só confirmou o que o deputado já vem falando em suas agendas: Lula não é exclusivo de João Campos e da Frente Popular, e que quem quiser votar em Lula e votar em Raquel poderá fazer isso tranquilamente.


Jamais passaria pela cabeça de Túlio mudar o voto de quem é Lula e João. O que ele pretende é falar com quem é Lula e Raquel. E ainda mais: com aquela parcela de eleitores que estão indecisos no voto para governador, mas que vão sim votar em Lula. Quando a pesquisa do Datafolha foi divulgada, o deputado gravou um vídeo citando os números de 42% de eleitores que são Lula e Raquel, mas disse que vai trabalhar durante toda a campanha para que esse número chegue a mais de 50%. Será uma guerra boa de acompanhar.


Mas ninguém se engane: Túlio sabe muito bem para quem está falando e para quem é direcionada sua mensagem, e o maior beneficiado nestas falas sem dúvida alguma é o próprio presidente Lula que vê uma forma de manter bem vivo os eleitores que pretendem votar nele e também votar em Raquel, ainda que o petista esteja no palanque de João.


É Lula declarado


Se por um lado não existe nenhum posicionamento de Raquel Lyra sobre a eleição presidencial, o do deputado e pré-candidato a senador pelo PSD, Túlio Gadelha, já está mais do que declarado. O parlamentar tornou-se o porta voz oficial do "sou Lula e sou Raquel". Além disso, ganha força para brigar pelo eleitorado de Lula e de Raquel na disputa pelo Senado.


Nada impede


Aliados da governadora acreditam que o vídeo do presidente Lula foi um reforço momentâneo a João e que existe uma separação da campanha nacional da estadual. "Nada impede de ser Lula e ser Raquel".


Reforço


Cumprindo uma maratona em suas agendas, aliados de João estão reagindo e afirmando que é do lado de João que está o "time de Lula" e não com Raquel. Esse adjetivo beneficia não apenas João, como também o pré-candidatos ao Senado.


Animação


De passagem pelo sertão pernambucano onde cumpriu agenda neste final de semana, o pré-candidato socialista, João Campos (PSB), vem recebendo apoios dos mais diversos de lideranças que fazem oposição nas cidades aos prefeitos aliados da governadora Raquel Lyra (PSD). João acredita que ainda existe muito espaço para crescer neste nicho durante o final dessa pré-campanha.


Esta semana


O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, disse ontem em passagem por Caruaru, que ainda esta semana será definido os rumos do partido nas eleições deste ano em Pernambuco. Na semana passada cresceram rumores de um lançamento de um nome do PL para o Governo de Pernambuco.


Segundo turno


A avaliação é de que com a presença de um nome do PL na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, a eleição estadual seria decidida em um segundo turno, algo que hoje é praticamente improvável. A força de um nome da legenda, no entanto, é uma incógnita tendo em vista que não se sabe quem poderia topar a missão.


Passagem


O pré-candidato a presidente pelo Novo, ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, prestigiou o São João de Caruaru. O pré-candidato fez questão de registrar a visita em suas redes, ao lado do presidente estadual do partido, Técio Teles e do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.


Fonte: Blog do Silvinho.

Datafolha mostra disputa mais dura que em 2022

 


Os números do Datafolha ajudam a iluminar duas eleições em contextos bastante diferentes no Brasil recente: 2022 e o cenário projetado para 2026. A comparação não é apenas sobre percentuais, mas sobre a própria natureza da competição política.


Em junho de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva aparecia em posição amplamente favorável nas pesquisas. Em um dos principais cenários, marcava 47% no primeiro turno contra 28% de Jair Bolsonaro — uma diferença de quase 20 pontos. Em simulações de segundo turno, a vantagem era ainda mais expressiva, chegando a algo próximo de 57% a 34%. Era, na superfície, um quadro de domínio claro.


A urna, no entanto, mostrou outra dinâmica. No primeiro turno, Lula terminou com 48% dos votos válidos contra 43% de Bolsonaro. No segundo turno, a disputa se apertou ainda mais: 50,9% a 49,1%. A vantagem larga das pesquisas se reduziu a uma margem mínima na contagem final. O recado político daquele ciclo foi direto: vantagem em pesquisa não é sinônimo de resultado consolidado, especialmente em ambientes polarizados.


Em 2026, o cenário descrito pelo Datafolha já nasce mais equilibrado. Lula aparece com cerca de 41% no primeiro turno contra 31% de Flávio Bolsonaro. No segundo turno, a diferença é de apenas 47% a 43% a favor do atual presidente. A distância que antes era de quase 20 pontos agora se comprime para algo em torno de 4 pontos.


Há ainda um elemento novo nessa equação: a reconfiguração da chamada terceira via. Diferentemente de outros ciclos, os principais nomes alternativos hoje estão mais associados ao campo da direita, o que tende a reduzir a dispersão desse eleitorado e tornar a disputa mais eficiente para o bloco opositor no segundo turno.


A comparação entre 2022 e 2026 revela, portanto, uma mudança de escala. Antes, uma vantagem inicial ampla de Lula sobre Bolsonaro acabou se estreitando fortemente na urna. Agora, o ponto de partida já é uma disputa muito mais apertada, em que pequenas variações podem definir o resultado.


Se em 2022 o país saiu de uma fotografia de vantagem larga para uma eleição decidida no detalhe, em 2026 o que se observa desde o início é exatamente esse “detalhe”: uma eleição sem margem confortável, em que o erro de leitura do humor do eleitor pode ser decisivo.


Avaliação – O Datafolha apontava em junho de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro com 26% de ótimo e bom, 26% de regular e 47% de ruim e péssimo. Em junho de 2026, Lula teria 32% de ótimo e bom 29% de regular e 38% de ruim e péssimo.


Contrapartida – O presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, afirmou que uma eventual aliança com a governadora Raquel Lyra para as eleições de 2026 estará condicionada ao apoio dela à candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro. Em entrevista, ele destacou que a prioridade da legenda no estado é fortalecer o projeto nacional de Flávio Bolsonaro e que qualquer composição eleitoral dependerá desse alinhamento, reforçando que, sem declaração de apoio, o partido seguirá buscando alternativas para sustentar sua estratégia política.


Mudança – Durante a filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD em 2025, o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, foi um dos que discursaram e na sua fala ele afirmou que “estava com Raquel Lyra até depois do fim”. Ao que parece, houve uma mudança de direção por parte do dirigente liberal.


Sem espaço – O pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, Gilson Machado Neto, avaliou que não há espaço para uma candidatura do PL ao governo de Pernambuco com objetivo de formar palanque para Flávio Bolsonaro. Para ele, a direita perdeu o timing de lançar um projeto competitivo estadual.


Inocente quer saber – Os institutos terão nova discrepância significativa em relação às urnas em 2026?


Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Anderson sinaliza caminho do PL em Pernambuco

 


Cumprindo agenda em Caruaru, reduto político da governadora Raquel Lyra (PSD), o presidente estadual do PL e pré-candidato a deputado federal, Anderson Ferreira, deu sinais sobre o rumo que a legenda deverá seguir em Pernambuco nas eleições de 2026.


Em meio às especulações sobre uma possível articulação entre o PL e setores ligados a João Campos (PSB), Anderson foi enfático ao descartar qualquer relação com a Frente Popular. Segundo ele, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro não estará no mesmo palanque do presidente Lula.


A declaração ocorre poucos dias após uma reunião entre Anderson e a governadora no Palácio do Campo das Princesas. O encontro teve como objetivo reabrir o diálogo entre os dois grupos políticos, mas uma definição ainda depende de novas conversas.


Ao Blog Cenário, Anderson afirmou que um eventual apoio do PL à reeleição de Raquel passará pelo posicionamento dela em relação ao projeto presidencial da legenda, que tem como pré-candidato o senador Flávio Bolsonaro.


Entre os governistas com os quais a coluna conversou, a mensagem foi interpretada como uma sinalização da condição que o partido pretende estabelecer para uma aliança em Pernambuco. “O eleitor de direita quer posicionamento”, disparou Ferreira.


Fiel da balança – Ao comentar sobre o fortalecimento do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira disse ao Blog Cenário que a legenda tem potencial para definir a eleição deste ano. A declaração do dirigente partidário reforça a estratégia do partido de valorizar seu capital político antes de bater o martelo sobre os rumos da disputa estadual.


Otimismo – Principal aliado de Anderson Ferreira (PL) em Caruaru, Raffiê Dellon (PL) previu que o pré-candidato a deputado federal será o campeão de votos no estado este ano, repetindo o desempenho de André Ferreira, atual representante da família na Câmara Federal. A aposta reflete a confiança na força eleitoral que o grupo pretende demonstrar nas urnas.


Base – Com o objetivo de fortalecer o nome de Flávio Bolsonaro no Agreste, o PL vai montar um espaço na principal avenida de Caruaru, que servirá como ponto de encontro dos apoiadores do pré-candidato à presidência. O local também terá o propósito de funcionar como núcleo para as candidaturas proporcionais do partido na região.


Recuo – Com o crescimento do ex-ministro Fernando Haddad (PT) nas pesquisas para o Governo de São Paulo, o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), desistiu da pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes para apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos). Quem também abandonou a disputa para o Executivo paulista foi o deputado Kim Kataguiri (Missão).


Aceno ao Nordeste – Durante passagem pelo Agreste pernambucano, o pré-candidato a presidente da República, Romeu Zema (Novo), refutou a ideia de que o Nordeste é uma terra de atraso, destacando o potencial econômico do Polo de Confecções. Ele apontou prejuízos causados pelo governo Lula ao setor produtivo.


Fonte: Blog Cenário.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Labanca inaugura mais um equipamento na área da saúde

 


São Lourenço da Mata, que possui a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, também se destaca pelos investimentos realizados na média complexidade. Com uma política pública voltada à descentralização dos serviços de saúde, o município inaugurou, no distrito de Matriz da Luz, uma moderna Clínica de Fisioterapia, com capacidade para atender até 800 pessoas por mês.


O evento também chamou atenção pela presença de João Campos, que esteve no município para acompanhar de perto a entrega do novo equipamento de saúde na zona rural.


Durante a solenidade, João Campos parabenizou o prefeito Vinícius Labanca e destacou a importância dos investimentos na área. “Saúde é prioridade máxima em qualquer gestão. Conte comigo sempre que precisar”, afirmou.


Já Vinícius Labanca relembrou o apoio recebido em um dos momentos mais difíceis enfrentados pelo município. “No ano passado, quando São Lourenço da Mata viveu um período desafiador, foi João Campos quem levou nossa demanda ao presidente Lula e ajudou a garantir mais de R$ 10 milhões para manter o custeio da saúde da cidade”, destacou.


Labanca também voltou a cobrar maior apoio do Governo do Estado ao Hospital e Maternidade Petronila Campos, unidade que realiza cerca de 1.400 partos por ano. Segundo o prefeito, o hospital não recebeu convênios estaduais durante o período citado.


“Se dependesse exclusivamente do Estado para manter o funcionamento do hospital, ele estaria hoje de portas fechadas. Felizmente, conseguimos mantê-lo funcionando com muito esforço e responsabilidade”, afirmou.


Após a agenda em São Lourenço da Mata, João Campos seguiu para compromissos no Sertão de Pernambuco.


Fonte : Assessoria de Comunicação.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

NOTA DE PESAR

 


A Prefeitura de São Lourenço da Mata lamenta o falecimento do Sr. Severino José Atalaia, líder comunitário que dedicou sua vida ao trabalho pelas comunidades do município.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos, rogando a Deus conforto para todos.

Vinicius Labanca
Prefeito de São Lourenço da Mata 


Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Vem aí mais uma grande conquista para a saúde de São Lourenço da Mata!

 


Nesta quinta-feira, 18 de junho, às 18h, a Prefeitura inaugura a nova Clínica de Fisioterapia de Matriz da Luz, em frente a Upinha. 

Um espaço moderno e preparado para oferecer mais cuidado, reabilitação e qualidade de vida para a população. 💙

Você é o nosso convidado especial! 


Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

PL manterá plano de Eduardo como suplente ao Senado


 O PL (Partido Liberal) manterá o plano de lançar o ex-deputado Eduardo Bolsonaro como suplente ao Senado na chapa em São Paulo.


Membros do partido alegam que vão insistir até quando for possível com a candidatura, mesmo com a tendência de que ela seja inviabilizada pela justiça eleitoral após a condenação de Eduardo pela primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal).


A estratégia passa pelo acordo que assegurou a vaga ao Senado para o deputado estadual André do Prado (PL).


Nos cenários traçados por membros do PL, se Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fosse eleito presidente, Eduardo poderia tentar viabilizar um perdão da pena para voltar ao Brasil e assumir a vaga.


A palavra final sobre o arranjo foi de Eduardo. Nos bastidores, bolsonaristas afirmam que foi uma maneira construída para que o ex-deputado não caísse no ostracismo e tivesse ingerência sobre uma posição que seria naturalmente sua.


Eduardo se tornou inelegível e pegou uma pena de 4 anos e 2 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelo crime de coação no curso do processo que apurou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.


Ainda que possa recorrer, como se trata de uma decisão colegiada, o entendimento é de que Eduardo fica impedido de disputar eleições desde a data da condenação até 8 anos após o cumprimento integral da pena. Ou seja, o tempo total impedido será de 12 anos.


Fonte : Blog da CNN.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

GRANDE FINAL DA LIGA PAU-BRASIL MOVIMENTA TIÚMA E CONSAGRA CAMPEÕES DAS SÉRIES A E B

 


O futebol amador de São Lourenço da Mata viveu mais um capítulo inesquecível neste fim de semana. O Campo do Rerum Novarum, em Tiúma, foi palco da grande final da Liga Pau-Brasil, reunindo atletas, torcedores e apaixonados pelo esporte em uma verdadeira celebração do futebol local.


Em campo, os craques deram um espetáculo de garra, talento e emoção do início ao fim. Após campanhas marcadas por dedicação e grandes atuações, duas equipes escreveram seus nomes na história da competição.


Na Série B, o Divino mostrou força e determinação para conquistar o título e levantar a tão sonhada taça de campeão. A equipe coroou uma trajetória consistente ao longo do campeonato, garantindo o acesso e celebrando uma conquista que ficará marcada na memória de seus atletas e torcedores.


Já na Série A, o grande destaque foi o Canto da Vila, que confirmou sua excelente campanha e conquistou o título da principal divisão da Liga Pau-Brasil. Com muita qualidade dentro das quatro linhas, a equipe superou seus desafios e chegou ao topo do futebol amador da competição.


Além dos títulos, a final reforçou a importância da Liga Pau-Brasil para o fortalecimento do esporte em São Lourenço da Mata. O torneio vem valorizando os atletas da cidade, promovendo integração entre as comunidades e proporcionando momentos de lazer e entretenimento para a população.


A grande decisão foi marcada por muita festa nas arquibancadas, espírito esportivo e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas equipes, comissão organizadora e todos que contribuem para o crescimento do futebol amador no município.


Parabéns ao Divino, campeão da Série B, e ao Canto da Vila, campeão da Série A. Que venham as próximas edições e mais capítulos dessa bela história do futebol de São Lourenço da Mata!

RESULTADO FINAL DOS PALHOÇÕES APROVADOS PARA O SÃO JOÃO 2026

 


A Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria de Cultura, divulga o resultado final dos palhoções aprovados para o São João 2026.

📋 Confira a relação completa dos selecionados no link disponível em nosso site saolourencodamata.pe.gov.br

⚠️ Atenção aos aprovados! A entrega da documentação obrigatória deverá ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2026, das 08h às 12h, na Secretaria de Cultura que fica localizada na Rua Severina Leite Amazonas, nº 67 – Centro.

Documentos obrigatórios (xerox):

✔️ Documento de Identidade (RG)

✔️ CPF

✔️ Comprovante de residência atualizado

✔️ Dados bancários do responsável pelo contrato

O não comparecimento no prazo estabelecido poderá implicar na desclassificação, conforme previsto no edital.


Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

A guerra pela segunda vaga


 Se a disputa pelo Governo do Estado já domina o debate político, uma outra batalha corre em paralelo e promete render muitos capítulos até a convenção: a corrida pela segunda vaga ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra. Hoje, os dois principais protagonistas desse embate são Miguel Coelho e Eduardo da Fonte.


Miguel aposta na proximidade cada vez mais evidente com a governadora. Tem acompanhado agendas, ampliado a presença ao lado de Raquel e busca consolidar a imagem de que representa o nome mais alinhado ao projeto de reeleição do governo. O ex-prefeito de Petrolina também carrega o trunfo de representar o Sertão, região estratégica para a disputa estadual.


Do outro lado, Eduardo da Fonte constrói sua candidatura em ritmo próprio. Tem percorrido o estado, fortalecido a relação com prefeitos, vereadores e lideranças, além de contar com a força de sua bancada estadual e da estrutura política do grupo que lidera. O movimento tem sido claramente de pré-candidato.


O fato é que nenhum dos dois dá sinais de recuo. Miguel cola na agenda do governo. Eduardo amplia sua agenda política. E, enquanto a definição não chega, a queda de braço segue aberta. Pelo andar da carruagem, essa novela ainda está longe do capítulo final.


SAÚDE NA METROPOLITANA – A governadora Raquel Lyra cumpre agenda nesta segunda-feira em Paulista, onde inaugura uma nova unidade hospitalar. A entrega reforça a aposta do governo na ampliação da rede de saúde e amplia a presença da gestora na Região Metropolitana, região estratégica no tabuleiro político de 2026.


ESCUTANDO A POPULAÇÃO- O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, inicia nesta segunda-feira uma nova etapa de sua pré-campanha com o lançamento de uma plataforma de participação popular pela internet. A iniciativa busca ouvir sugestões da população para a construção do programa de governo e marca o início do processo de escuta que norteará suas propostas para 2026.


FRASE DO DIA: “O PT hoje é o único partido que se atualizou com as plataformas atuais na defesa da soberania nacional. Por isso, decidi deixar o PSB para ingressar no partido do presidente Lula”, disse Milton Coelho, ao explicar sua saída do PSB e filiação ao PT.


REFORÇO DE PESO – A pré-campanha de João Campos ganha um reforço de peso com a chegada de Nilton Mota à coordenação política do projeto. Ex-secretário de Governo de Eduardo Campos, ele se junta a outros nomes que atuarão na estrutura de coordenação da campanha ao Governo do Estado.


PREPARAÇÃO – A cidade de Carpina, na Mata Norte, entra na reta final dos preparativos para o São João 2026. A expectativa da gestão municipal é realizar um dos maiores festejos juninos da história do município, com previsão de público recorde a partir da próxima semana, quando a programação será oficialmente iniciada.


PINGA-FOGO: Quem será o segundo senador de Raquel?


Fonte : Blog do Elielson.

Marcelo Gouveia realiza encontro com grupo politico de São Lourenço

 


O cenário político de Pernambuco segue em intensa articulação para as eleições de 2026.


Nesse contexto, o ex-prefeito de Paudalho, presidente estadual do partido Podemos e pré-candidato a deputado federal, Marcelo Gouveia, se reuniu neste domingo (14), com o grupo politica de São Lourenço onde se decidiu uma agenda de atuação do grupo no município.


Deto de Lages fica como Coordenador politico do grupo na cidade já Anderson Coutinho será responsável pela parte de comunicação e mídia ,também haverá aproximadamente quatro eventos de Marcelo Gouveia no município com seu grupo ainda ser marcado as datas serão divulgadas futuramente.


Esse encontro demonstra que Marcelo Gouveia vem ampliando sua base de apoios em todas as regiões do Estado, consolidando-se como uma das principais lideranças do estado e fortalecendo o projeto de crescimento da legenda para as eleições de outubro próximo.


Fonte: Blog do Brito