segunda-feira, 12 de maio de 2014

PSB dará início à formação das chapas


O presidente estadual do PSB e coordenador geral da pré-candidatura do socialista Paulo Câmara ao Governo de Pernambuco, Sileno Guedes, inicia nesta semana as conversas individuais com cada um dos 20 partidos que compõe a Frente Popular para tratar dos nomes que serão indicados à formação das chapas proporcionais.
Apesar de o grupo liderado pelos socialistas ter até as convenções, em junho, para protocolar a lista dos postulantes, as legendas já estão indo para a ponta do lápis. Segundo a Legislação Eleitoral, a coligação pode apresentar até 50 candidatos para a Câmara Federal e 98 para a Assembleia Legislativa, sendo 30% destinados para as mulheres.
A formação mais competitiva será a disputa para ocupar as cadeiras federais, onde os partidos vão formar um chapão – o bloco G6 integrado pelo PSL, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PHS formarão uma chapinha. Só do PSB, alémdos quatro deputados federais que pleiteiam a reeleição, existem mais sete nomes já em ritmo de campanha percorrendo o Estado, e a sigla socialista pretender indicar mais quadros.Prevendo o acirramento dos espaços, o PR, ao decidir permanecer na base de Governo, pediu para que a Frente Popular respeitassemos prefeitos e aliados que fazem parte da história do partido junto ao deputado federal Inocêncio Oliveira.
“Nossa reivindicação é que os votos do PR permaneçam no partido e não que sejam deslocados para outros da base. Inocêncio tem uma herança política e está chamando alguns prefeitos para consolidar o apoio a Sebastião Oliveira”, comentou o deputado estadual Alberto Feitosa
O PSDB, integrante recente no chapão da Frente, vai precisar conter os anseios daqueles que desejam lançar-se a deputado federal. O partido tem os nomes de Bruno Araújo, Daniel Coelho e Betinho Gomes no páreo, e teria dificuldade de eleger um quarto tucano. Já em nível estadual, a legenda tem 25 nomes para concorrer com mais folga. “Estamos muito tranquilos, o partido tem uma comissão política que está trabalhando nessa composição”, disse Betinho.
Outro impasse a ser discutido é o cumprimento da cota feminina. De todos os partidos consultados pela reportagem, além do PSB só o PCdoB deve apresentar uma candidata mulher, a deputada federal Luciana Santos. “Isso faz parte da nossa história política, o PCdoB é o segundo maior partido emnúmeros absolutos de representantes femininos no Congresso Nacional”, afirmou Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.