sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pessoas com HIV/AIDS têm acompanhamento psicológico no CTA

CTA. Piscicologia. SLM.
Oferecer um atendimento que integre aspectos médicos e psicossociais para o sucesso do tratamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS. Assim, a Prefeitura de São Lourenço da Mata está atuando com os pacientes atendidos no Centro de Testagem e Acolhimento do Município. O CTA oferece testes rápidos de HIV e todas as medicações para o tratamento, além de acompanhamento com infectologista e psicóloga.
 
De acordo com a coordenadora do CTA, Débora Campos, são realizados em média 300 testes por mês. “Estamos preparados para atender os pacientes que vivem com a doença. Nosso atendimento é acolhedor e humanizado. Os pacientes quando são diagnosticados são encaminhados para o acompanhamento médico com a infectologista e com a psicóloga. Após a consulta, os portadores do vírus recebem a quantidade para o tratamento de 30 dias”, explicou ela.
Ainda segundo Débora, estão em fase de implantação à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e o CTA Itinerante, que visa ir até as localidades mais afastadas do município para realizar o teste rápido.
“Também garantimos a portabilidade do tratamento dos pacientes. As pessoas diagnosticadas no município podem optar para fazer o tratamento em outro município e vise e versa, algo que é garantido por lei. Hoje temos  pacientes de Limoeiro, Paudalho, Camaragibe que fazem o acompanhamento aqui, assim como temos pessoas do município que procuram unidades em outras cidades”, enfatizou ela.
Já para a psicóloga do Centro, Roselita Marques, é importante ficar atenta, desde a revelação do diagnóstico à adesão ao tratamento. “Nosso trabalho é de aconselhamento. A partir do momento em que damos a notícia, avaliamos como a pessoa lida com o fato. Muitos desconfiam, mas a maioria não está preparada para ter a confirmação. Além disso, orientamos como eles devem enfrentar a situação e não abandonar o tratamento, para que possam ter uma melhor qualidade de vida”, disse ela.
O CTA funciona, de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Especialidades Médica (antigo PAM) que fica na Vila do Reinado.
Fonte :Redação SECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.