segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Desafio de João será manter Alckmin como vice de Lula


 Com a possibilidade de assumir o comando nacional do PSB, o prefeito João Campos vai receber uma missão e tanto pelos meses seguintes que é a manutenção de Geraldo Alckmin na vaga de vice de Lula. Isso porque a vaga está sendo perseguida pelos partidos de centro, no caso o MDB, que já trabalha com a hipótese de indicar Helder Barbalho para a vaga.



O MDB cresceu muito nas eleições municipais e é uma legenda que fala mais ao centro e somaria neste momento bem mais que o PSB. Os defensores que a vaga de vice fique com o MDB dizem que em caso de manutenção de Alckmin na aliança como vice do presidente, faria com que Lula em 2026 falasse mais ao seu grupo ideológico.



O ponto positivo com relação ao vice é que o PT nunca trocou de vice nas vezes em que disputou a reeleição. Em 2006, Lula manteve José Alencar e em 2014, Dilma manteve Michel Temer. No entanto, o cenário de 2024 com uma oposição forte e bastante ligada a partidos de centro fariam com que o presidente e o PT revissem suas posições.



É nesta questão que João iniciaria o grande desafio para 2026 não apenas para preparar a legenda nas disputas estaduais mas também perder a vaga para um outro partido, o que já seria um ponto extremamente negativo para o PSB e para a condução de João como presidente.



Não é unanimidade


Embora seja natural o comando do PSB nacional ir para o prefeito João Campos tendo em vista que a ala de Pernambuco tem muita força na legenda que já foi comandada por Miguel Arraes e por Eduardo Campos. No entanto, muitos na legenda não estariam vendo com bons olhos o comando ficar com o gestor socialista que pensa em disputar o Governo de Pernambuco o que atrapalharia a condução partidária em outros estados.



Animada


A ex-deputada federal Marília Arraes (SD) está animada para disputar uma vaga no Senado Federal no ano que vem. A ex-deputada esteve ontem no morro da Conceição nas festividades de nossa Senhora onde recebeu diversos incentivos dos populares.



Devoção


A festa de Nossa Senhora da Conceição também foi um momento para um verdadeiro teste de popularidade entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos que são adversários e devem se enfrentar na disputa pelo Governo em 2026.



Palmares


Ontem também foi o dia da padroeira de Palmares, Nossa Senhora da Conceição, e a celebração contou com a presença de autoridades do município. O prefeito Junior de Beto e o vice-prefeito eleito Neto. O deputado estadual France Hacker também prestigiou o momento juntamente com vereadores e lideranças locais.



Recurso


O prefeito de Goiana, Eduardo Honório (UB), entrou com recursos junto ao STF para conseguir confirmar sua candidatura e assim garantir mais um mandato. Ele foi reeleito na última eleição, mas disputou sub judice porque a Justiça Eleitoral que este seria o seu terceiro mandato consecutivo. 



Animou


Enquanto isso, o PT já prepara o nome de Lícia Maciel que foi candidata a vice-prefeito na chapa de Eduardo Honório para concorrer em uma nova eleição. Ex-secretária de Saúde do município, Lícia pode receber inclusive o apoio de Eduardo Honório cuja reversão é quase improvável.



Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.