segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Raquel Lyra transforma Noronha em um canteiro de obras e resgata entregas aguardadas há mais de uma década

 


A governadora Raquel Lyra consolidou, ao longo de três dias em Fernando de Noronha, uma agenda marcada por entregas históricas, anúncios estruturadores e vistorias minuciosas. Com um estilo de gestão que vai da presença constante ao acompanhamento direto, ela devolveu à população obras que estavam no papel há mais de dez anos, como a pista de taxiamento do Aeroporto Governador Carlos Wilson, liberada após uma década de espera.

Ao mesmo tempo, acelerou etapas e negociou novos prazos, garantindo que o terminal de passageiros, antes previsto apenas para o segundo semestre de 2026, seja entregue já em maio.

A chefe do Executivo estadual também avançou em demandas antigas da comunidade, a exemplo da requalificação completa do cemitério da ilha, cuja ordem de serviço foi assinada após anos de reivindicações dos moradores.

 O anúncio da construção de 25 casas, feitas com tecnologia adequada ao ambiente do arquipélago, reforça o compromisso de destravar políticas habitacionais e ampliar a infraestrutura social, unindo investimentos estaduais e federais em um mesmo esforço.

Além das entregas, Raquel Lyra monitorou de perto obras estratégicas que integram o patrimônio cultural e o futuro econômico de Noronha.

 Na EREM Arquipélago Fernando de Noronha, verificou o andamento das intervenções sem impactos nas aulas, ouvindo estudantes e professores. Nos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, acompanhou investimentos de mais de R$ 14 milhões, garantindo agilidade para transformar os equipamentos em novos polos de contemplação, turismo e história até o próximo ano.

Já no sábado, esteve na adesão de Noronha a um projeto pioneiro de descarbonização na América Latina, com a Usina Solar Noronha Verde, iniciativa que atende a uma solicitação direta da governadora. A agenda na ilha ainda contemplou vistorias no Hospital São Lucas e na Estação de Tratamento de Esgoto da Compesa. Assim, Raquel Lyra reafirma uma gestão que tira projetos do papel, entrega obras travadas há anos e imprime um ritmo acelerado para fazer o Estado avançar, começando por um dos destinos mais emblemáticos de Pernambuco no mundo.

Paz e tranquilidade - Em entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Augusto Maia, evidenciou o momento de harmonia e diálogo entre a Câmara e a Prefeitura do município. “Depois de dois biênios seguidos de polêmicas e duros embates entre os poderes, hoje temos uma linha de diálogo e de trabalho em benefício da população, que tem analisado cada vez mais o trabalho de cada vereador”, disse ele.

Mudando de legenda - Cresce nos bastidores da política estadual a possibilidade de o deputado federal Fernando Monteiro deixar o Republicanos, indo para o PSD. Fernando é um ferrenho defensor do projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra, que tem total interesse na ida do deputado para a legenda, que é presidida por ela em Pernambuco. “Existe sim essa possibilidade, estamos discutindo esse assunto”, disse ele à Coluna.

Os senadores de João - Um importante aliado do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, confidenciou ao blog que ele e todo o seu grupo votarão em Humberto Costa e Silvio Costa Filho para os cargos de senadores em 2026. O fato que chama a atenção é que o prefeito e aliados deverão votar na governadora Raquel Lyra, mas na disputa pelas vagas para o Senado deverão seguir os senadores de João Campos.

Colômbia - Durante a 4ª Cúpula da Celac e União Europeia, na Colômbia, o presidente Lula criticou, sem citar os Estados Unidos, a intervenção militar em países da América Latina e do Caribe. Ele afirmou que antigas justificativas são usadas para ações ilegais e defendeu que democracias não devem violar o direito internacional para combater o crime.

Alinhamento - O deputado federal Felipe Carreras intensificou sua articulação política no fim de semana, reunindo-se com 11 prefeitos para alinhar ações e fortalecer parcerias em diversas regiões de Pernambuco. Com uma ampla base de apoio e diálogo constante com gestores municipais, Carreras consolida sua força política e se movimenta com foco na reeleição em 2026.


Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.