"Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembléia Legislativa de um Estado (ou DF no caso do Brasil), da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. Por exemplo: Lady Gaga é cidadã honorária de Sydney, por prestar favores que ajudaram no desenvolvimento social do local.
O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania."
Pois bem...
Seria um absurdo, por exemplo, que de repente ofertássemos um título de cidadão a um político que nada fez por nossa cidade e que nem a conhece.
Recentemente Recife ofertou um título de Cidadão ao candidato a presidente Aécio Neves. Um absurdo inominável, tendo em vista que o mais novo cidadão de Recife sequer sabe onde é a Av. Conde da Boia Vista ou a Av. Dantas Barreto.
Como nos sentiríamos, enquanto habitantes de São Lourenço da Mata, se de uma hora para outra dessemos um título a uma pessoa que nem sequer sabe onde é São Lourenço da Mata e que só chagaria aqui por direcionamento de um GPS... ou parando o carro e perguntando as pessoas como se chega aqui?
Analisemos isso com carinho e comecemos a colocar nossas barbas de molho. Surpresas estão por vir.
Se não acontecer... muito bem. Mas se se confirmarem as notícias, a população de nossa cidade deve cobrar do vereador responsável as razões pela qual os títulos serão outorgados a essas pessoas que nada fizeram por São Lourenço da Mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.