A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai construir dez novos sistemas de abastecimento para beneficiar comunidades rurais do Sertão do Estado, que receberão água dos eixos Leste e Norte do Canal da Transposição do Rio São Francisco. Ao todo, serão investidos R$ 44,8 milhões na implantação, operação e manutenção dessas infraestruturas nas localidades. O Termo de Compromisso entre o Governo Federal, que fará o repasse dos recursos, e o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, foi firmado nesta sexta-feira (21), durante visita da presidente Dilma Rousseff a Cabrobó, no Sertão.
Os sistemas vão atender 67 comunidades rurais das cidades de Floresta, Petrolândia, Custódia, Betânia, Salgueiro, Cabrobó, Sertânia e Verdejante. Os povoados ficam localizados às margens dos dois eixos da Transposição e terão sistemas específicos para receber a água do canal. O prazo para a conclusão de todos os sistemas é agosto de 2017.
Em Cabrobó, Dilma Rousseff entregou a primeira estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição. Quando estiver em pleno funcionamento, o Eixo Norte será aproveitado pela Compesa, que fará, a princípio, duas interligações para captação de água. A primeira vai servir para o sistema de abastecimento de Salgueiro e a outra será o Ramal de Entremontes, que será ligado à Adutora de Chapéu. Esta fará o reforço da Adutora do Oeste, levando mais água para a região do Sertão do Araripe.
Já o Eixo Leste do projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional vai possibilitar, quando concluído, o pleno funcionamento da Adutora do Agreste, sistema hídrico integrado que vem sendo executado pela Compesa e que vai beneficiar mais de dois milhões de pessoas de 68 cidades. A obra está com andamento muito lento, dada a dificuldade de recursos do Governo Federal.
- See more at: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2015/08/0308.html#sthash.4FpLfqzv.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.