William Tavares/FolhaPE
Encontrar uma solução para diminuir os transtornos que os torcedores enfrentam para chegar à Arena Pernambuco. Essa era a missão que o Governo de Pernambuco assumiu desde que o palco de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), passou a ser usado com frequência pelo Náutico e demais rivais que, vez por outra, fecham acordos para mandarem seus jogos no estádio. Depois de aconselhar o uso do “Expresso Arena” e indicar rotas alternativas ao público para chegar ao local, a nova recomendação do Estado é de que o palco esportivo não receba jogos em determinados dias e horários durante a semana.
No dia 13 de agosto, a coordenação do Grupo de Trabalho do Plano Operacional de Mobilidade para a Arena Pernambuco enviou uma nota ao Consórcio que administra o estádio. No documento, foram repassadas algumas recomendações para reduzir os congestionamentos na BR-232, principal via de acesso utilizado pelos torcedores, usuários de veículos particulares que vão do Recife a São Lourenço da Mata. Os dias e horários indicados pelo Estado como prejudiciais ao deslocamento dos torcedores são: jogos às sextas-feiras à noite, duelos de segunda a quinta (das 17h às 21h), e partidas que se encerram depois das 22h30. O Grupo de Trabalho, porém, indica que as sugestões apresentadas “não são impeditivas para a realização dos jogos nesses dias e horários”, mas foram ressaltadas em razão dos congestionamentos observados nessas situações.
A sugestão interfere diretamente nos jogos do Náutico, clube que tem contrato com a Arena, além do Santa Cruz, que fechou um pacote de jogos para atuar no estádio de São Lourenço da Mata. O Timbu, por exemplo, encara o Sampaio Corrêa na 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo acontecerá no dia 4 de setembro, uma sexta-feira, às 19h. Caso a solicitação do Governo do Estado seja acatada, o duelo teria que ser remarcado para outra data, assim como as demais partidas que se encaixem no perfil citado pelo Grupo de Trabalho.
Em nota, a Arena Pernambuco “entende que as partidas realizadas nos horários citados (17h às 20h e término após as 22h30) são pouco atrativas para o torcedor enquanto as obras viárias previstas originalmente não forem concluídas”, destacando que o estádio recebeu públicos mais baixos em partidas iniciadas mais próximas do horário de saída do trabalho ou tarde da noite, em dias de semana. A mudança na data ou no horário dos jogos caberá à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade que organiza o torneio
A reportagem da Folha de Pernambuco tentou contato com os presidentes do Náutico e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para comentarem o assunto, mas não obteve retorno. O vice-presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, afirmou que, caso a recomendação seja acatada pela CBF, o Tricolor vai esperar o contato da Arena para saber quais alterações serão feitas em seus jogos.
Macaé – Na rodada passada, o Santa Cruz alterou o local da sua partida contra o Macaé, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Marcado anteriormente para acontecer na Arena Pernambuco, o confronto passou para o Arruda justamente por conta da recomendação do Governo do Estado. O jogo aconteceu às 21h30 de uma sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.