sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Começou o ano eleitoral


 Começa hoje, oficialmente, o ano eleitoral. A busca pelo voto está aberta — e as costuras políticas também. Acabou o discurso de “discutir eleição no ano da eleição”, pois ele chegou com tudo.

 

No Brasil, a corrida presidencial está marcada por incertezas. O presidente Lula buscará o quarto mandato e esboça um favoritismo. A direita aposta no voto bolsonarista com o senador Flávio Bolsonaro, ungido pelo pai. O PSD tenta emplacar o governador Ratinho Júnior, do Paraná, como opção fora da polarização.

 

Em Pernambuco, as últimas pesquisas apontam um cenário completamente polarizado entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sem espaço para outros nomes. Mesmo assim, a direita precisa se encontrar para lançar um nome que possa fazer palanque para o candidato a presidente.

 


A sorte está lançada e, aos poucos, o tabuleiro eleitoral vai se montando.


 

PRAZOS – O prefeito João Campos precisa correr: tem até o mês de março para inaugurar obras e deixar sua marca por causa do prazo de desincompatibilização. Já a governadora Raquel Lyra tem, no final do primeiro semestre, seu prazo final para estar nas inaugurações.


 


RECADO AOS INSTITUTOS – O advogado eleitoral Delmiro Campos alerta que o jogo muda já na largada do calendário. Registro, questionário, plano amostral, identificação do contratante, origem dos recursos e estatístico responsável: tudo passa a ser cobrado com lupa. O instituto que tratar o tema como mera formalidade corre risco.


 

FRASE DO DIA: “2026 será o ano da verdade”, escreveu o presidente Lula em mensagem de Ano-Novo aos seus ministros.


 

RÁPIDAS

 

CARTÃO PRESIDENCIAL – A coluna teve acesso à mensagem de Feliz Ano-Novo que o presidente Lula enviou aos seus ministros. Ele começou agradecendo, destacou as conquistas, falou do “ano da verdade” e assinou o cartão ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.

 

PACIFICOU – Em meio a alguns sinais de incerteza sobre apoios, enfim, o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, informou, por meio das redes sociais, que encerrou o ano ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), com ações para o município.

 


MUITO ANIMADO – O senador Humberto Costa (PT) começa o ano eleitoral muito animado para disputar mais uma reeleição no Senado Federal. Ele é prioridade número 1 de Lula em Pernambuco.


 

PINGA-FOGO: Quem vencerá as eleições em Pernambuco?


Fonte : Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.